sexta-feira, 27 de maio de 2011

Livro - Os Irmãos Karamazov

Depois de três meses imersa na história dos três imãos Karamazov (Ivã, Dmítri e Aliéksiei) finalmente consegui terminar a leitura deste clássico de Dostoiévski. O livro é interessante de ser lido, mas em alguns momentos, é bem chato, principalmente nas passagens em que o ancião Zósima está a beira da morte e discursa para seus discípulos sobre Deus e a humanidade – honestamente, se ele não morresse eu seria a responsável por seu assassinato.  Além dele, outros personagens também fazem discursos longos que me fizeram querer fechar o livro, mas fui persistente e continuei a leitura.
Assim como em Crime e Castigo, na minha opinião, o mais interessante de toda a historia é a luta moral dos personagens, suas culpas e seus pensamentos e como tudo isso encaminha seus atos e ações. 

Capa pocket book

Todo o enredo se passa em torno dos irmãos e seu pai Fiódor Karamazov. Este é um pai ausente que desfruta ao máximo dos prazeres da vida e não se importa em nada com a opinião dos demais em relação à sua conduta mundana.
Mítia, diminutivo de Dmítri, acaba por se apaixonar por Grunchenka que, por coincidencia, é também amada por seu pai. A disputa pelo amor da moça é acrescida da briga entre pai e filho pela herança da mãe de Mítia que, segundo ele, foi roubada por Fiódor.
Aliócha (diminutivo de Aliéksiei) é um homem bom e justo que se vê no meio desta querrela familiar e tenta, de todas as formas, ajudar aos demais integrantes do clã. Já Ivã é um “filósofo” que constantemente relativisa as ações humandas voltadas para o bem e acaba por se apaixonar pela noiva de Mítia, Catierina Ivanovna.
O ápice do livro ocorre quando Fiódor Karamazov é assassinado e Dmítri é preso pelo crime. Entretanto, o maior sentimento de culpa causado pelo parricídio é o que assola Ivã que, apesar de todo seu discurso filosófico, se mostra permeado por uma consciência além da esperada.
No fim das contas, achei o livro interessante e acredito que ele realmente vale a pena ser lido, mas se é necessário escolher entre Crime e Castigo e Os irmãos Karamazov fico, definitivamente, com o primeiro. 

Bárbara



Nenhum comentário:

Postar um comentário