Caso já não seja dia 09 de junho, acho que dá para acessar a homenagem pelo link que fiz no nome Google logo acima.
De toda forma, não custa nada falar deste gênio que revolucionou a gravação de discos, lançou, em parceria com a Gibson, um dos modelos mais tradicionais de guitarra existentes, além de ser um músico extraordinário.
Gibson - Les Paul |
Les Paul é o nome artístico do americano Lester Willian Polfus que, se estivesse vivo, completaria hoje 96 anos. O artista começou a explorar seus dotes musicais aprendendo a tocar gaita e banjo, mas, logo em seguida, ainda com 13 anos de idade, se tornou guitarrista tocando, inicialmente, em bandas de country.
Em 1936, com 21 anos, gravou seus dois primeiros discos e logo surpreendeu a todos com sua velocidade anormal durante solos.
Além de músico, ele foi um dos pioneiros no desenvolvimento de guitarras com corpo de madeira sólido. Entretanto, a pricípio, a empresa Gibson não se interessou em lançar aquele que se transformaria em um dos modelos icônicos do instrumento. Após um período, Ted McCarty, presidente da fabricante, decidou lançar a guitarra que se transformou em sucesso de vendas.
Les Paul também foi o criador da gravação multicanal. Ele desenvolveu a técnica gravando uma trilha em um disco de acetado, em seguida, gravando a si mesmo tocando com a música já registrada e assim sucessivamente.
Pelo já dito e por muito mais o músico é considerado por muitos um dos inventores do rock moderno.
Bárbara
Nenhum comentário:
Postar um comentário