Os papéis de parede estão super na moda e dão uma renovada em qualquer ambiente. Eles podem ser delicados, modernos, minimalistas, românticos e muitos outros estilos. Todas essas possibilidades podem custar bastante - a média de preço de um rolo de papel é de R$1 mil. De toda forma, dá para diminuir um pouco o custo instalando você mesmo o papel de parede. Esta operação pode aparentar ser muito complicada, mas, pelo que percebi, parece muito com encapar um caderno com contact, ou seja, dá para ser feito, mas é preciso paciência para evitar bolhas.
Passo 1: Preparação da parede
A parede em que será aplicado o papel deve estar bem seca e deve ser, preferencialmente, coberta com massa corrida ou com tinta látex. Dá também para aplicar um papel sobre o outro sem problemas.
Passo 2: Corte do papel
Se o papel escolhido possui desenhos, corte as tiras 15 cm maiores que a parede para que seja mais fácil alinhar o padrão. Não esqueça de, antes de cortar o papel, medir o pé direito da parede e realizar o corte levanto em consideração esta medida.
Passo 3: Aplicação da cola
Com o papel com o fundo para cima, comece a aplicar a cola com um rolo ou brocha. Tome cuidado para não criar vincos no papel se o mesmo estiver posicionado sobre uma mesa. Além disso, certifique-se que o local está limpo para eviar manchas e sujeiras no papel. Passe cola na segunda faixa antes de aplicar a primeira, já que a cola precisa de um tempo no papel para amolecê-lo.
Passo 4: Colocação do papel de parede
Comece a instalação por um canto do ambiente e pela parte superior, mas deixe uma sobra para garantir um melhor acabamento. A primeira tira deve ser perfeitamente alinhada para garantir a aparência da instalação. Em seguida, escove com uma escova macia ou com uma espátula de plástico para retirar as bolhas.
O papel demora alguns minutos para colar completamente então dá para ir alinhando o desenho durante a instalação. Além disso, as paredes nem sempre são completamente retas, por isso, é preciso deixar uma margem de 0,5cm dos lados para garantir que nenhum canto ficará descoberto.
Passo 5: Corte do papel excedente
Como foi deixado 15 cm de sobra no teto ou no chão e outros 0,5cm nas bordas laterais, é preciso cortar o papel excedente. Para isto, aguarde alguns minutos e corte com um estilete.
Pronto. Fácil e faz toda a diferença!
Bárbara
Nenhum comentário:
Postar um comentário