Queijo é bom em qualquer época, principalmente se for um bom queijo. Mas no inverno é essencial, com um vinho tinto, pães e um azeite extra-virgem. Para incrementar a mesa, pode-se ser servido com molho pesto e uns tomatinhos italianos.
Segue uma lista dos meus queijos favoritos:
Parmesão italiano, o Grana padano, consistência dura e granulosa, é cremoso, frutado e até um pouco doce.
Perfeito para tudo, mas principalmente para se comer com massas ou um carpaccio.
2º Vincent
Holandês, um dos mais apreciados na atualidade. É da mesma família do Prima Donna e do Old Dutch Master. Queijo maduro, com pequenos cristais de sal em sua estrutura, resultado da maturação de mais ou menos 17 semanas.
Sabor: Suave, com paladar refinado.
3º Gouda
Outro holandês, é mais forte e um pouco mais amargo. Mas derrete na boca. E a casca vermelha é linda. Dá uma vontade de abocanhar.
4º Brie
De uma família de pasta mole e crosta colorida,é originado da região Brie da França. Combina com sanduiches, risotos e somente o queijo na chapa com geleias fica maravilho e ele derrete como um creme. Hummm.
5º Rembrandt
Queijo holandês maturado tem uma característica que faz perfeito para ralar, incluir em pratos frios ou inclui-lo em uma tábua de queijos. Com um sabor penetrante, o Rembrandt é um aperitivo perfeito. Também é um ingrediente saboroso para pratos cozidos no forno. Em qualquer prato dará um requinte especial ao seu paladar. É muito parecido com o Grana Padano.
Os preços variam de R$ 40,00 a R$ 90,00 o kilo. Depende da região e do queijo.
Bom agora é só correr para o supermercado próximo, comprar algumas dessas opções, abrir um bom vinho e namorar bastante.
Brenda Rios
Nenhum comentário:
Postar um comentário