A Brenda está falando tanto de Natal que até me deixou inspirada. Por isso, dei uma pesquisada e resolvi esclarecer um dos grandes mistérios do mundo - se contamos os anos pelo nascimento de Jesus, como o reveillon é no dia 31 de dezembro e o Natal no dia 25? Após consultar vários Oráculos, encontrei a resposta e tudo é mais uma vez respondido por uma palavra, poder. Isto porque a nossa toda poderosa Igreja Católica precisava substituir a comemoração pagã do solstício de inverno que, para muitos povos do hemisfério Norte era uma data marcante, por uma festa cristã e, por isso, em 350 d.C. O Papa Júlio I instituiu a data como o nascimento de Cristo.
A partir dai surge outra questão - o solstício de inverno não cai no dia 21 de dezembro? A resposta é, atualmente sim, mas passou a ser assim apenas em 1582 quando o Papa Gregório XIII corrigiu um erro de contagem e o solstício foi adiantado em alguns dias. Apesar da mudança, o Natal continuou sendo comemorado no dia 25.
Outra coisa curiosa em relação ao calendário atual e que Jesus na verdade teria nascido aproximadamente 7 anos antes do ano 0. Isto porque, segundo alguns relatos e estudos, a data correta do nascimento seria antes da morte do governante Herodes Magno, no ano 750 da era Romana, ou seja, quatro anos antes do ano 0. Então, fizeram mais algumas contas e pesquisas e chegaram a conclusão que, na verdade, estamos em 2018! Ótimo para nós e péssimo para os Maias ou alguns doidos apocalípticos já que o mundo não acabou em 2012... De toda forma, a verdade e que comemoramos o nascimento de Jesus em uma data completamente equivocada e 100% política.
Mas isto não tem problema, já que o legal mesmo e a comemoração com a família e amigos. Mesmo assim vou continuar minhas pesquisas e quando chegarmos ao Carnaval e a Semana Santa vou pesquisar como e possível Jesus ter morrido em tantas datas do ano e sempre numa sexta-feira. Além disso, sempre quis saber como será que um coelho bota ovo?
Bárbara
Nenhum comentário:
Postar um comentário