A pouco tempo terminei de ler o livro que conta a historia de Messalina. Não sabia se escrevia ou não sobre o livro, já que não adorei e demorei mais que o usual para terminá-lo.
Valeria Messalina foi a terceira mulher do imperador Cláudio. Membro de uma família tradicional da aristocracia da República Romana. Casou-se em 38 d.C. e deu origem a dois filhos: Britânicus e Cláudia Octávia.
O livro retrata com detalhes a vida da imperatriz. Mas não sei se tudo é verdade. Conta-se até que Britanicus era filho de um escravo e não de Claudio.
O thriller, que se inicia com a terrivel Era de Calígula, um dos mais terríveis dos imperadores romanos, mostra por que Messalina tornou-se sinônimo de ganância, adultério e depravação. Uma jovem que usou de intrigas e jogos políticos para saciar sua sede de poder e sexo, e se tornar a mais poderosa mulher de um Império. Como Claudio era bem mais velho que Messalina, ela o manipulava facilmente. Seu único erro foi se apaixonar por um homem mais jovem, pois assim, ela passou a agir passionalmente e não com a razão, como quando se casou.
O livro as vezes pode ser um pouco cansativo, pois é muito longo e tem muitas passagens bem téoricas da época. Entretanto é uma reconstrução histórica e sensual dos costumes de uma época na qual os gladiadores, as cerimônias religiosas e as grandes encenações teatrais eram expoentes de grandiosidade.
Brenda Rios
Nenhum comentário:
Postar um comentário