segunda-feira, 25 de julho de 2011

A maldição dos 27 anos - Amy Winehouse

Amy Winehouse morreu. A notícia que era esperada por todos devido aos anos de descontrole e abuso de drogas finalmente ocorreu, mas o curioso é que a cantora morreu aos 27 anos - assim como outras lendas do rock. Talvez, morrer nesta idade coloque o roqueiro na lista dos maiores artistas do mundo e valorize o seu passe da mesma forma que ocorre com artistas plásticos em que a morte faz aumentar instantaneamente o valor das obras. Entretanto, a morte de roqueiros na casa dos 20 e tantos, ao invés de aumentar o preço dos discos, os coloca dentro de um seleto grupo que é cultuado pelos fãs como se fossem deuses.

O fato é que além de Amy, Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Brian Jones, Jim Morrison morreram com 27 anos e todos devido ao uso abusivo de drogas e das complicações, sejam elas físicas ou psicológicas, que os narcóticos causam nas pessoas.



Brian Jones era um dos integrantes originais do Rolling Stones e ganhou notoriedade devido a sua versatilidade, ele tocava diversos instrumentos, e a sua habilidade como guitarrista. Entretanto, o artista abusava constantemente das drogas e foi afastado do grupo em 1969 - isso mesmo, ele se drogava tanto que até Keith Richards achou que era demais.

Um mês após seu afastamento, Brian foi encontrado morto aos 27 anos na piscina de sua casa.



Janis Joplin foi uma das maiores cantoras de sua geração apesar de ter gravado apenas quatro discos em toda a sua carreira. Devido ao abuso de drogas, a americana fez uma viagem ao Brasil com o objetivo de se desintoxicar. Entretanto, o período que passou no Rio de Janeiro não saiu como o planejado já que Joplin bebeu muito e chegou a ser expulsa do Copacabana Palace.

 No mesmo ano de sua passada pelo país, 1970, Janis Joplin morreu devido a uma overdose de heroína.

"Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruír-me agora se me preocupar demais com o amanhã" Janis Joplin





 Considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Jimi Hendrix morreu no ano de 1970, em Londres. A causa da morte, segundo a polícia londrina, foi asfixiamento causado por seu próprio vômito. Entretanto, sua namorada na época informou que ele tomou vários de seus comprimidos para dormir naquela noite. Monika Dannemann afirmou ainda que ele foi colocado vivo na ambulância, entretanto, segundo o laudo do legista, ele já estava morto havia várias horas quando a polícia chegou.


Jim Morrison foi o líder dos The Doors e morreu em Paris, com 27 anos de idade, em 1971. Ele foi encontrado na banheira de seu apartamento e, segundo o legista, a causa da morte foi um ataque cardíaco. O artista não era um notório consumidor de heroína, mas sua namorada Pam o era e veio a morrer de overdose em 1973. Morrison foi enterrado no cemitério Père- Lachaise na capital francesa e, desde então, o túmulo é local de peregrinação de fãs e curiosos.


 



Kurt Cobain, além de lindo, foi também considerado um dos principais músicos dos anos 90 e, com o Nirvana, colocou no mapa o rock alternativo. Ele era casado com Courtney Love e teve uma filha chamada Frances. Antes de se suicidar, várias tentativas de o salvar foram feitas, entre elas uma intervenção dos amigos e uma internação em uma casa de recuperação. Desta última, ele fugiu pulando um muro de seis metros de altura pegou um avião junto com Duff McKagan do Guns N'Roses, vagou por Seattle por vários dias até ser encontrado morto em sua casa por um eletricista. O bilhete de despedida do artista foi escrito para seu amigo imaginário de infância Boddah.


Estas histórias são tristes e mostram o problema do abuso de drogas aliado a uma vida exposta. Agora, como faço 27 anos este ano agradeço por não ser uma roqueira já que a maldição dos 27 parece ter voltado para assombrar mais uma geração.

Bárbara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário