A Benetton é uma marca que sempre se destacou quando se trata de campanhas que quebram tabus e que discutem preconceitos latentes em diversas sociedades. Na nova campanha da marca isto não é diferente. Desta vez, sob o nome de Unhate, a empresa divulgou montagens dos lideres mundiais se beijando. Mas não são simples beijos de cumprimentos cordiais entre aliados e sim beijos na boca entre inimigos, alguns deles notoriamente conhecidos como Mahamoud Abbas (presidente da Autoridade Palestina) e Benjamin Netanyahu (primeiro ministro de Israel) e outros velados como Angela Merkel (chanceler alemã) e Nicolas Sarkozy (presidente francês).
As imagens prometem gerar discussão entre os mais radicais já que conseguem colocar em cena alguns dos temas mais presentes na atualidade - as constantes ameças de guerra em diversos pontos do planeta, especialmente no Oriente Médio e na fronteira entre as duas Coréias, a falência do sistema econômico mundial, a intolerância religiosa, o homossexualismo, dentre outros. Tudo isso é discutido nas montagens já que o "Não ódio" passa por todos estes aspectos mesmo que em diferentes níveis.
Papa Bento XVI beija Ahmed Mohamed (líder da mesquita Al-Azhar, no Cairo) |
Líder supremo da Coreia do Norte Kim Jong-il beija presidente da Coreia do Sul Lee Myung-bak |
Angela Merkel beija Nicolas Sarkozy |
Mahmoud Abbas beija Beijamin Netanyahu |
Obama beija Hugo Chaves |
Obama, além de tascar um beijo em Hugo Chaves, beijou também o líder chinês Hu Jintao.
Acho que nem é preciso comentar o quanto a camanha está certa e o quanto estamos cansados de sofrer com a estupidez de terceiros - que, muita vezes, são os próprios líderes mundiais - seja na busca por dinheiro, seja por preconceito, seja por orgulho ou por qualquer outro motivo.
Parabéns a Benetton!
Bárbara
O Obama ta curtindo muito o beijo do Hugo Chavez!!! Rs. A Benetton devia ter colocado uma beijoca do Kalil e do Zeze Perrela tambem!
ResponderExcluirTenho que descordar da Barbara desta vez. Acho que o tema Unhate é fenomenal, mas acho que os beijos na boca passaram dos limites, principalmente envolvendo o Papa Bento XVI. Acho que existem vários gestos que simbolizam a harmonia e aliança alem do beijo na boca.
ResponderExcluirAlias, a repercursão foi tamanha, que a empresa ja está tirando o anuncio de circulação.
Brenda
Acho que a idéia era mesmo essa, chocar.
ResponderExcluirAlém disso, não vejo problemas em ver o papa beijando na boca. Ta aí mais um tema tocado pela campanha - a sexualidade dos padres. Todo mundo sabe que a imposição da castidade foi criada por um motivo bem mundano - a divisão dos bens da Igreja no caso do nascimento de herdeiros...Então, tá na hora da Igreja se voltar para o espiritual porque politica e esconomicamente o poderio católico já está em decadência à muito tempo...
B