terça-feira, 15 de maio de 2012

Degustação de queijos

Neste fim de semana, fizemos uma degustação de queijos que meu pai trouxe de viagem. Três deles eu não conhecia e o quarto é o tradicional Camembert. Todos com o sabor forte e a consistência cremosa - achei bem estranho os sabores e demorou para eu me acostumar. Além disso, os cheiros são realmente muito fortes e não consegui identificar qual tinha o odor mais marcante.

O primeiro que provamos foi o Livarot - queijo da Normandia com cinco faixas de palha que envolvem a forma. Ele é feito a partir de leite de vaca fermentado e tem o gosto acre bem forte.



O segundo foi o Neufchâtel - Este também é da Normandia e sua criação data de 1035 D.C. Ele pode ser em formato de coração, cilindro ou quadrado. É um queijo bem gordo com até 45% de gordura.



O terceiro foi o Pont L'évêque -  Este é um dos queijos mais populares da França e também vem da Normandia, mais precisamente da comuna de Pont- L'évêque. Ele também é feito com leite de vaca e sua maturação pode chegar a seis meses.



O quarto e último foi o já conhecido Camembert - ele também é originado na Normandia e, diz a lenda, que foi passado a família de Marie Harel por um padre da região de Brie que estava sendo perseguido durante a Revolução Francesa. Este queijo é macio por dentro, é coberto por uma fina camada de bolor branco e tem um sabor suave e delicado.


Sei que posso estar sendo tradicional mas, na minha opinião, o Camembert é o melhor destes queijos. Talvez seja porque não esteja acostumada com os sabores ou talvez porque realmente prefira os sabores mais suaves. De toda forma, valeu a pena experimentar!

Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário