domingo, 22 de abril de 2012

Amor nos Tempos de Cólera

Desde muito tempo este é meu wish book e finalmente tive a chance de lê-lo. Amor nos Tempos de Cólera conta a história de amor entre Florentino Ariza e Fermina Daza mas, ao mesmo tempo, fala da obsessão de um homem por uma mulher que não o ama, que o abandona e que faz questão de ignorá-lo. Tudo começa em meados do século XIX quando Florentino, ainda um adolescente, vê Fermina e se apaixona de forma desesperada. Ela demora a ceder mas, eventualmente aceita se corresponder com ele. São cartas de uma amor desesperado e poético aquelas escritas por Florentino e diretas e objetivas as escritas por Fermina.

Apesar das diferenças e da objeção do pai dela, os dois continuam o romance durante muito tempo e mesmo com ela sendo forçada a abandonar Cartagena. Entretanto, ao retornar do seu exílio de um ano, ela percebe que não o ama e se casa com o cobiçado Dr. Juvenal Urbino. O amor de Florentino é tanto que ele decide esperar por ela o tempo necessário. Só não imaginava ele que este tempo seria de mais de meio século. Após a morte do Dr. Urbino, o eterno apaixonado, que obteve riqueza e prestígio por uma mulher que preferia ignorá-lo e mesmo em alguns momentos sentia certa repulsa, vê sua chance e dedica todo o seu tempo a conquistá-la.

Talvez todo esse tempo de espera fosse o necessário para que Florentino conseguisse escrever cartas que realmente chegassem ao coração de Fermina. Talvez esse tempo não significasse espera e sim preparação. De toda forma, é neste momento que ele consegue ser aquilo que ela precisa e anseia e, por isso, ao final os dois partem em uma jornada de constante ir e vir pelos rios da Colômbia.

Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário