quarta-feira, 29 de junho de 2011

Exposição Máquinas

Meninas, o Amigas em Trânsito está ficando muito chique - fomos convidadas pela primeira vez para participar de um evento em Belo Horizonte. Ontem, fui conferir a abertura da exposição Máquinas no Oi Futuro e acho que vale a pena dar uma passada para assistir aos vídeos que estão sendo exibidos.

O objetivo da exposição, como o próprio nome já diz, é mostrar a relação do homem e da sociedade com as máquinas que compõe nosso dia a dia. O foco principal é a indústria, mas podemos ampliar esta visão para a nossa vida privada. As obras são de artistas de vários países - Alemanha, Brasil, Canadá, Coreia do Norte, Turquia, dentre outros.

Apesar das diverentes localidades, a maioria dos vídeos selecionados pela curadoria compartilham a visão de que as máquinas transformam os homens em serem robóticos que perderam um pouco de sua essencia. Um dos vídeos que mostram essa transformação veio da Coreia do Norte e mostra centenas, ou mesmo milhares, de pessoas atuando em um festival completamente ensaiado e sem espontaneidade. Abaixo está um vídeo de uma destas apresentaçãoes, ressalto que este não é o que compõe a exposição, mas mostra o mesmo festival retratado pelo artista.



Uma outra instalação que me impressionou foi a do turco Ali Kazma. Nela, o vídeo maker mostra diversos modelos fabris - desde um matadouro até uma siderúrgica -. No primeiro, a atividade é completamente manual já no último nenhum homem aparece ao longo de toda a filmagem.


Foto de um dos vídeos de Ali Kazma - matadouro



O vídeo sobre o matadouro mostra bem todo o processo de "recorte" do boi - desde a morte até o envio para o açougue. É um pouco chocante se você tem pena dos animais porque mostra tudo mesmo.






Para mim, após pensar um pouco sobre os trabalhos, o curiosos foi ver que, no geral, me chamaram mais atenção os vídeos que mostram produções manuais do que aqueles que mostram o trabalho totalmente mecanizado. Então, fiquei pensando em como devo me posicionar nesta sociedade que as máquinas são mais "aceitas" que os homens em determinados trabalhos. Isto é bom ou ruim? Eu ainda não sei, mas quando chegar a minha conclusão faço mais um post (rs).

A exposição Máquinas abre hoje e fica na Oi Futuro (Avenida Afonso Pena, 4001) até 21 de agosto.

Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário