segunda-feira, 20 de junho de 2011

The Importance of Being Earnest

O livro "The Importance of Being Earnest" de Oscar Wilde é uma ótima dica para quem quer praticar a leitura em inglês e ainda se divertir com o humor sarcástico e irônico - também chamado de witty - deste autor. A peça, escrita no modelo clássico de três atos, conta a história de dois homens da sociedade britânica que inventam novas identidades para aproveitarem ao máximo as vantagens da cidade e do campo.

O nome da peça, além de uma irônica referência ao valor da honestidade, remete ao nome Ernest - adotado por um dos personagens principais da trama como nomeclatura para sua segunda identidade.


 Uma das características mais marcantes dos textos de Oscar Wilde e, consequentemente, deste livro são os diálogos que jogam com as falas e revelam o caráter dos personagens. Tudo com muito sarcasmo e sempre com visão crítica do período vitoriano e seus valores. Além disso, o desfecho surpreende e cai como uma luva para dar o toque final da narrativa.

A visão do autor da sociedade em que vivia é uma mostra de tudo o que ele viveu durante sua vida. Oscar Wilde chegou a ser condenado a dois anos de prisão por seu romance com um jovem da sociedade britânica. Após o período na cadeia, local onde escreveu "A tragédia da minha vida" uma autobiografia que conta sua relação quase doentia com Lorde Alfred Douglas, ele se mudou para Paris e lá morreu no dia 30 de novembro de 1900.

"The Importance of Being Earnest" foi também adaptada para o cinema em 2002. O filme conta com a participação de Colin Firth, Reese Witherspoon, Rupert Everett e Judi Dench.

Bárbara

Um comentário: