segunda-feira, 27 de junho de 2011

Exposições Casa Fiat de Cultura

Neste feriado aproveitei para fazer um programa mais cultural e fui conferir as exposições que estão na Casa Fiat de Cultura. A primeira delas "Tarsila e o Brasil dos Modernistas" mostra um pouco da representação do país pelos diferentes artistas do Modernismo. Como próprio título já diz, o destaque são para as obras de Tarsila do Amaral, mas também estão presentes outros pintores conhecidos como Portinari e Di Cavalcanti.

Carnaval em Madureira - Tarsila do Amaral


Através do contraste entre as obras é possível perceber as diferentes visões do nosso país. Alguns, como Ismael Nery, estão representados na exposição com quadros bem sombrios e pesados. Em contrapartida, todas as obras da artista principal, como esta ao lado, são coloridas e alegres e mostram algumas características do povo brasileiro como a alegria e a religiosidade. 

Para mim, Tarsila do Amaral realmente sobressai em relação aos outros artistas, mas algumas obras de Portinari, como a Mestiça, também me chamaram bastante atenção.





Ao longo do percurso são colocadas explicações sobre as principais obras e alguns destes textos são bem curiosos. Um dos que me despertou interesse dizia sobre a representação da mulher nas obras de Portinari. Segundo o texto, o sexo feminino está sempre em um ambiente árido e improdutivo devido a visão do artista de que a mulher nada produz (fiquei um pouco chocada com esta visão preconceituosa, mas olhando os quadros é realmente verdade).


A Mestiça - Cândido Portinari


A segunda exposição foi denominada "Olhar e Ser Visto - a figura humana da Renascença ao Contemporâneo" e é bem menor que a primeira, mas também vale a pena ser vista. Esta é mais didática que a anterior já que as obras foram divididas por características dos retratos - desde aqueles que representavam fielmente o retratado em toda a sua pompa até os retratos que descontroem a identidade do representado - este passa a ser um pretexto para a expressão do artista. Desta vez, as explicações não são somente sobre as obras, textos falam sobre todos os momentos presentes na exposição.


Busto de Homem (O Atleta) - Picasso


Algumas obras apresentadas são de artistas muito conhecidos como Picasso e Modigliani, já outras nem tanto, mas não deixam de ser interessantes porque mostram bem a evolução deste gênero da pintura.

O único contratempo que tive durante o passeio foi a grande presença de escolas em excursão. Acho bom que estudantes participem deste tipo de coisa, mas se o objetivo é ver as obras sem gritaria, correria ou um milhão de crianças assentadas em frente aos quadros é melhor ir durante o fim de semana.







A exposição "Tarsila e o Brasil dos Modernistas" estará na Casa Fiat de cultura até 10 de julho e "Olhar e Ser Visto - a figura humana da Renascença ao Contemporâneo" poderá ser vista até 03 de julho.

Bárbara


2 comentários: