quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

As Esganadas

Estou muito feliz em dizer que comecei bem o meu ano literário. As Esgandas, o mais recente livro do Jö Soares, é daquelas histórias que te prendem, que te divertem e que te fazem querer mais. Tudo se passa durante o Estado Novo - acho que esta é uma época adorada pelo autor já que este é o segundo livro que se passa neste período da história - e fatos e personagens do período se misturam a ficção ao longo de toda a trama. 

O livro conta a história de Caronte, um empresário de sucesso; ele dono da mais famosa funerária do Brasil - quiçá da América Latina, que sofreu um grande trauma durante a infäncia e, por isso, se transformou em um assassino de gordinhas. Ele atrai as vítimas com doces e termina por as matar sufocadas pelas receitas que sua mãe -uma portuguesa gulosa - costumava preparar.

As mortes provocadas por Caronte começam a ser investigadas pelo principal detetive do Rio de Janeiro, Mello Noronha, por um ex-detetive portuguës muito amigo de Fernando Pessoa, Tobias Esteves, por uma jornalista, a bela Diana, e por Calixto, o fiel assessor de Mello Noronha que nos provoca risos com suas colocações ingënuas e sua falta de cultura. Todos eles se envolvem com os crimes e acabam por se surpreender, a cada nova vítima, com a crueldade e a criatividade do assassino. 

Durante todo o livro, fiquei presa no enredo e na simplicidade da escrita que transforma a leitura em algo fácil e agradável. Tão prazerosa que terminei "As Esganadas"em dois dias. Realmente vale pena.

Bárbara

Um comentário:

  1. Que otimo, tbm comecei a ler esse livro na semana passada.
    bjs
    Brenda

    ResponderExcluir