segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Atleticanos e sofredores

Todo domingo no fim do dia é a mesma coisa - os homens da minha família ficam mal humorados e de baixo astral. Não, não é porque daqui a pouco é segunda-feira e tudo vai começar mais uma vez, é porque o Galo perdeu mais um jogo e está quase sendo rebaixado. Eu, que não sofro com isso e vejo o futebol como um sonífero super potente fico me perguntando: vale a pena? Lógico que não posso fazer tais questionamentos para os fanáticos por futebol que convivem comigo, mas quando vejo o mal humor pós jogo não posso pensar em outra coisa além da falta de sentido que é esta tristeza.

Tá bom, tá bom, eu posso pensar isto porque não torço para nenhum time e já fui cruzeirense e agora me intitulo atleticana, mas continuo afirmando que não faz sentido. As pessoas choram, esperneiam e brigam por uma coisa pela qual não tem nenhum controle, nenhuma chance de mudar ou mesmo de influenciar levemente. Acho que futebol é legal sim, mas quando traz alegria. Os atleticamos, entretanto, não sentem orgulho e ficam felizes pelo time a não sei quanto tempo. Aliás, quando o Galo subiu para a primeira divisão, após um ano traumático em que vi vários marmanjos chorando depois de cada jogo do campeonato, os torcedores ficaram eufóricos.

Mas uma coisa é certa, os atleticanos são eternos otimistas. Todo começo de ano escuto que o time esta renovado, que este ano vai ganhar tudo e, além disso, são feitas dezenas de apostas com cruzeirenses que, a não ser este ano, sempre ficam melhores ao longo do Brasileirão. Eu, que fico de fora, me divirto porque sei que depois de um tempo a gozação será generalizada. Atleticanos, parem de apostar caixas e caixas de cerveja!

Por fim, acredito ainda que o Galo sofre com alguma mandinga feita por um cruzeirense. Isso porque, todos os jogadores que são contratados pelo time passam a jogar mal e quando são vendidos viram estrelas novamente. Um destes casos é o do atacante Éder Luís que no Vasco está super bem e ontem massacrou o Atlético. Lembro-me muito bem de como ele era xingado e era motivo de piada pelos homens da minha família enquanto atuava no time mineiro.

Na minha cabeça, a solução para os atleticanos é que o time caia um ano sim, um ano não, porque, assim, pelo menos, serão intercalados os períodos de sofrimento e os períodos de alegria e os torcedores poderão participar de outras festas do título. Quem sabe esta é a solução, hein Kalil?

Bárbara

2 comentários:

  1. Eu acho uma ótima solução! rsrsrs... Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Fica quieta, Mico Russo... sua vira-folha assumida!!!
    Vou falar para o Curinga te puxar a orelha!!!
    Onde já se viu uma coisa dessas???
    Fora que vc não falou do mais importante, que a torcida atleticana é a mais apaixonada que existe!!!
    O amor pelo time é maior que qualquer decepção e é por esse motivo que somos otimistas e a cada ano acreditamos, por pior que esteja o time, que iremos ganhar o Brasileiro!!!
    Ser atleticano é um estado de espírito... vai muito além de qualquer coisa deste mundo!!!

    ResponderExcluir