sábado, 22 de outubro de 2011

QR Codes

Quem me conhece sabe que eu sou uma negação quando se trata de tecnologia. Entretanto, com este negócio de procurar coisas legais para escrever aqui no blog acabei me deparando com uma assunto que achei muito linteressante, o QR Code. O que é isso? Este código é parecido com um código de barras, mas é capaz de armazenar uma quantidade de dados muito maior e, agora, está começando a ser usado em outros campos além daqueles relacionados ao controle de estoque.


Este QR é o endereço do Amigas em Trânsito

O mais legal é que estes códigos podem ser lidos por alguns smartphones atrávés de aplicativos de leitura. Para isso, é preciso baixar o aplicativo e tirar uma foto do QR aí, a mensagem pode ser lida na tela do celular. Por essa facilidade,  algumas revistas já estão usando os QR Codes para aumentar o seu conteúdo dando informações extras para que estiver interessado. Além disso, campanhas de marketing estão fazendo uso dos mesmos e uma empresa da Alemanha chegou a lançar biscoitos para aplicação de QR Code. Basta assar os biscoitos e aplicar um adesivo com o código contendo os dados pretendidos (obrigada pela informação Marketing na Cozinha).



Além de saber o que é e para que se trata, na internet também existem programas para criar os QR Codes. No QR Code Generator você pode colocar textos, sites, telefones e até mesmo SMS. Muito fácil e rápido.



Agora, se você é jurássica como eu e não tem celular capaz de ler um destes códigos, basta acessar um site decodificador para ler as mensagens. Neste caso, é preciso salvar ou copiar o QR e fazer o upload ou então copiar e colar. Muito fácil também.



Como Amigas em Trânsito também é serviço, segue abaixo os aplicativos de leitura de QR Code para alguns smartphones disponíveis.

I PHONE 3G:
Aplicativo: 2D Sense, App Store

ANDROID - G1:
Aplicativo: Barcode Scanner, Android Market

SYMBIAN - NOKIA N95:
Aplicativo: Quick Mark

BLACKBERRY - BLACKBERRY BOLD:
Aplicativo: Beetagg

Quem diria que um dia eu postaria algo sobre tecnologia. Estou orgulhosa de mim (rs).

Bárbara




Nenhum comentário:

Postar um comentário