quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Exposição Roma

Está sem o que fazer neste feirado de 12 de outubro? Uma dica boa é ir conferir a Exposição Roma que está na Casa Fiat de Cultura. Tive a chance de ir no último sábado e fiquei surpresa com o volume de peças trazidas de museus de toda a Itália. Havia tanto a ser visto que as duas salas estavam fazendo parte da mostra - normalmente, este espaço é dividido em dois temas diferentes.

O que, para mim, é mais bacana de todas as exposições que são realizadas na Casa Fiat é que tudo é bem didático e as obras e utensílios não são apenas colocados aleatóriamente. Eles são divididos de forma a fazerem sentido entre eles, por exemplo, na Roma as salas eram separadas em sessões como: família, religião, teatro, sociedade, trabalho e, em cada um dos ambientes, estavam peças representativas destes tópicos. Acho que assim, para leigos como eu, fica mais fácil criar um sentido para tudo o que está exposto ao invés de simplesmente passar pelas obras e peças sem entender ou assimilar o contexto em que estão inseridas.

Nesta exposição, o que mais se destaca são as obras em mármore, sejam elas bustos, sarcófagos ou esculturas de corpo inteiro. Entretanto, o que mais me impressionou foram os objetos do dia-a-dia como pentes, espelhos, utensílios para esquentar a água e etc. Acho que legal perceber que muito do que usamos hoje era utilizado da mesma maneira pelos romanos - na parte das jóias, por exemplo, está sendo exibido um bracelete de cobra que facilmente poderia estar na vitrine de qualquer joalheria de atualmente.

Além das peças, frases marcantes de imperadores romanos completam o cenário. Algumas delas, dão noção do poder e da grandiosidades destes homens. A de Vespasiano por exemplo é bastante representativa: "Ai de mim. Acho que estou me tornando um Deus".

A Casa Fiat de Cultura fica na Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250, no Belvedere. Feriados, sábados e domingos a exposição fica aberta das 14h às 21h. A entrada é franca.

Bárbara

Um comentário: