terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vinhos e taças

Este final de semana, estava eu passeando pelo Verdemar e percebi uma coisa curiosa - as taças de vinho estavam divididas de acordo com a uva mais apropriada para cada formato. Achei bem interessante já que normalmente achamos que taças boas são aquelas bem grandes e ponto final. Entretanto, esta não é bem a verdade e alguns vinhos, como os brancos, pedem taças menores. Então, decidi fazer uma pesquisa para saber qual modelo de taça é mais indicado para cada tipo de uva ou estilo de vinho.


ESPUMANTES E CHAMPAGNES

Esta é a taça mais fácil de todas. Ela é indicada para Champagnes e espumantes e deve ser estreita e alta para que as bolhas sejam preservadas o maior tempo possível.


                                                  
VINHO BRANCO SUAVE

Este tipo de vinho pede uma taça estreita para que o buquê fique ressaltado através da concentração do aroma. Esta taça é a ideal para vinhos que, pelo menos para mim, são pouco conhecidos como o Picpoul de Pinet, Grauburgunder e Riesling.



VINHO BRANCO

As taças destinadas a este tipo de vinho são maiores que as do vinho branco suave. Isto porque, para estas uvas o ideal é que o buquê se desenvolva na taça realçando os aromas e sabores. Esta taça é destinada às uvas como Chadornnay, Viognier e Sauvignon Blanc.



VINHO TINTO COM POUCO TANINO

As taças destinadas a este tipo de vinho são mais arredondadas e possuem uma abertura relativamente grande. Este formato permite que a bebida percorra toda a superfície da boca já que é ingerido através de uma superfície maior. Esta taça é indicada para uvas como Beaujolais, Pinotage, Carmère e Pinot Noir.



VINHO TINTO COM MUITO TANINO

A forma mais estreita desta taça permite que o buquê tenha destaque maior já que concentra o aroma. Desta maneira, o tanino não se sobrepões aos demais elementos da bebida. Esta taça é indicada para uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec, além de vinhos Bordeaux jovens e Chiantis.



VINHO TINTO ENCORPADO

Taças gordas e com abertura grande são ideais para este tipo de vinho. Isto porque permitem que a bebida tenha muito contato com o ar e se desenvolva rapidamente. São incluidos nesta modalidade vinhos como o Barolo velho e o Syrah pesado.





Saber que cada tipo de vinho possui uma taça específica é interessante. Entretanto, é um pouco difícil termos em casa cada um destes modelos. Então, o ideal é que tenhamos pelo menos três deles - a taça para espumantes, uma menor para vinhos brancos e outra maior para vinhos tintos. Todas elas devem ser transparentes para que possa ser observada a cor da bebida e a de vinho tinto deve possuir a boca de um tamanho suficiente para que se consiga colocar o nariz em seu interior.

Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário